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Respire: Inspire e Expire

Como você está respirando nestes momentos de isolamento social? Você costuma prestar atenção no movimento da sua respiração?

Em um minuto, fazemos 12 respirações completas. Por dia, são quase sete mil litros de ar circulando em nossos corpos.

A problemática atual é que, com o passar dos anos, adquirimos hábitos que prejudicam o processo respiratório como, por exemplo, ansiedade, obesidade e distúrbio das vias aéreas, é o que aponta o pneumologista Luiz Octavio Madureira, atual gestor do Serviço de Pneumologia e do Laboratório de função Pulmonar do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre.

O processo da respiração envolve mais do que apenas boca, narinas e pulmões. Na verdade, o sistema respiratório é composto pelas vias respiratórias que abrangem o nariz, boca, laringe, traqueia, brônquios, os pulmões e seus vasos sanguíneos, além de diversos músculos que ajudam no processo, como o diafragma, os músculos intercostais, abdominais e do pescoço. 

A respiração também monitora nossos sentimentos e emoções. Quando conseguimos perceber claramente se nossa respiração está curta ou longa, superficial ou profunda, tensa ou tranquila, começamos a sentir nossos padrões internos e passamos a agir para melhorar nosso estado.

E neste momento em que estamos vivendo, entender o funcionamento da respiração é imprescindível para não confundirmos alguns sintomas de ansiedade com sintomas do Covid-19, como por exemplo a falta de ar.

“Na ansiedade, ela pode ceder muito mais facilmente com os exercícios de conscientização respiratória do que a falta de ar pelo coronavírus”, atenta Roberta Correia, fisioterapeuta respiratória do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com este transtorno. 

O movimento correto de respiração deve envolver o diafragma. Para saber se você está fazendo isso certo inspire pelo nariz, sinta o ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar.

Mente, corpo e a respiração estão intimamente conectados e podem se relacionar  entre si. Portanto, respirar de forma atenta nos permite ver a vida sem tanta pressa, com mais conexão e sabedoria, assumindo o controle do que sentimos e nos possibilitando inúmeros benefícios em todos os âmbitos de nossas vidas. 

Sendo assim, que tal começar agora mesmo a prestar mais atenção em sua respiração e reeducar a maneira como vem fazendo isso?

Exercícios

Respiração diafragmática

Esta técnica é indicada principalmente para aliviar o estresse e a ansiedade. Consiste em concentrar o ar na região do diafragma, estufando a barriga e fazendo-a voltar ao normal, puxando e soltando lentamente.

Alteração de narinas


Consiste em respirar por uma narina de cada vez, inspirando por uma e expirando por outra. Esta prática deve ser feita de forma alternada.

Respiração abdominal deitada


Deite-se na cama, com as luzes apagadas, e coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire e expire, sempre pelas narinas, é necessário fazer uma contagem enquanto respira para criar um ritmo igual entre os intervalos.

Ferramenta

A saúde física e mental é uma preocupação constante aqui na ECOFY.

Neste sentido, iniciamos um projeto para auxiliar nossos colaboradores, clientes e parceiros, estimulando a prática de uma respiração mais consciente.

O primeiro passo é uma ferramenta que guia o ritmo adequado para inspirar e expirar.

Ao acessar aqui, comece com algumas respirações profundas para ajudar a dissipar a tensão corporal. Localize em que parte do corpo você está mais consciente da respiração - narinas, tórax ou barriga - e dirija a atenção para as sensações dessa área, observando como mudam o tempo todo.

Repita isso regularmente e aumente a consciência nesse processo tão importante para o nosso corpo e mente.

E aí, vamos respirar juntos?

Referências

ELIAS, Marcos Teixeira. Sobre a arte de respirar bem. Curitiba: Centro Reichiano, 2007. Disponível em: www.centroreichiano.com.br/artigos.htm. Acesso em: 20/04/20

Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS - Revista Exame, 2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br/ciencia/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/

Especialistas indicam exercícios para fortalecer a musculatura respiratória e aumentar a capacidade pulmonar - O Globo, 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/especialistas-indicam-exercicios-para-fortalecer-musculatura-respiratoria-aumentar-capacidade-pulmonar-1-24364125

Inspiração e expiração, um caminho para a cura - ACIL, 2017. Disponível em: http://acil.com.br/noticias/inspiracao-e-expiracao-um-caminho-para-a-cura

Que tal entender a mecânica do sistema respiratório com estes fatos? - Megacurioso, 2017. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/saude-bem-estar/103921-que-tal-entender-a-mecanica-do-sistema-respiratorio-com-estes-fatos.htm

Você está respirando corretamente? - Gaúcha ZH, 2014. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/11/Voce-esta-respirando-corretamente-4646753.html
Ritiele Cabeleira | ECOFY

Ritiele Cabeleira

Psicóloga, estudante de Gestão Pública Municipal e Gestão de Recursos Humanos, atua na área pública e privada com conceitos de Mindfulness