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Fatores projetuais do design no século 21

O design é sobre pessoas: pessoas criando coisas para pessoas. Isso nos leva rigorosamente à critica da função, da razão e das consequências por trás de tudo o que é produzido materialmente em nossa sociedade.

O design é sobre pessoas: pessoas criando coisas para pessoas.

De fato, tudo que está a nossa volta - fora a natureza - foi feito ou moldado por alguém nos últimos séculos, principalmente nos últimos 200 anos, o que nos leva à refletir sobre a função, a razão e as consequências por trás de tudo o que é produzido materialmente em nossa sociedade.

Sejam produtos digitais ou físicos, quais são suas consequências? Onde foram produzidos e em quais contextos?

Por exemplo, quais os efeitos psicológicos aos usuários das redes sociais? E nos efeitos físicos de utilizar o celular por horas ao dia? Quais os impactos ambientais dos resíduos físicos que geramos diariamente? Como eram as condições de trabalho das pessoas que produziram minha televisão? E assim por diante..

Por esta razão, o design deve ser a equação de inúmeros fatores que influenciam diretamente a nossa vida e a sociedade como um todo.

Walter Groupies, fundador da Bauhaus que é considerada uma das fundações do design moderno, defendia a formação de um gestalter ou profissional total, que atuaria em projetos em escala de objetos manuais até projetos em escala de construções amplas e coletivas, como o urbanismo e a arquitetura, focando majoritariamente na função na qual o produto do projeto viria a executar.

Um pouco mais recentemente, Joaquim Redig, um pioneiro no desenho industrial brasileiro, nos anos 70 conceituou em seu livro Sobre desenho industrial, que projetar através do design seria unir 9 fatores que buscam mitigar seus impactos na sociedade e no ser humano.

Abaixo estão os fatores e a explicação de cada um, em suas palavras:


ANTROPOLOGIA

Observe o "comportamento" e as "idéias" do cliente/consumidor/usuário.


ECOLOGIA

Atente para o ciclo de vida do produto desenhado; "conserve" e "proteja"...


ERGONOMIA

Perceba que "custo" é um parâmetro; mas o que interessa é o "valor".


FILOSOFIA

Respeite a natureza humana - "adequação" - e torne a vida + "confortável".


ECONOMIA

Pense que a sua "estética" é a industrial e que sua "ética" é profissional.


GEOMETRIA

Habilite-se para simplificar - "síntese" - e dominar - "coerência" - as linhas.


MERCADOLOGIA

Compare a qualidade dum produto com o seu "preço" & "promoção".


PSICOLOGIA

Desenvolva necessariamente a sua "percepção" e "criatividade".


TECNOLOGIA

Estude as matérias-primas; a obtenção de "materiais" e a "fabricação".


Estes 9 fatores certamente estão presentes em todos os objetos e construções a nossa volta - ou deveriam estar - pois são essencialmente impactados pelas construções materiais da nossa sociedade.

Como designers, é necessário estudarmos as diversas áreas do conhecimento para que os produtos do futuro não reincidam em erros e equívocos que o design orientado ao individualismo e ao mercado cometeram em passado recente.

Fatores no século XXI

O mundo mudou muito desde os anos 70. Mesmo assim - com algumas ressalvas - os mesmos fatores conceituados por Redig são norteadores para qualquer designer ainda no mundo de hoje.

Ainda que tenhamos digitalizado e automatizado muitos dos processos e funções nas últimas décadas, ainda produzimos e consumimos produtos idealizados e feitos por pessoas, em algum lugar do mesmo planeta, utilizando matérias-primas da mesma natureza e sendo trocados e comercializados no mesmo sistema econômico dos anos 70.

Por isso, é necessário fazermos uma análise atualizada para o século XXI e reinterpretarmos seus significados e implicações.

Abaixo faço uma reordenação dos fatores por importância e criticidade para os tempos atuais, além de uma análise breve de cada um:


ECOLOGIA

Quais os impactos ambientais?

Fator mais crítico mas não mais importante que os demais, é essencial entender o meio em que estamos inseridos, de onde vem e para onde vão nossas criações e seus impactos positivos e negativos no meio ambiente.


ANTROPOLOGIA

Como chegamos aqui para produzirmos?

Entender as origens do ser humano, sua evolução como espécie e o que criamos materialmente e culturalmente.


ECONOMIA

Como será a produção e o consumo em escala?

Compreender em diferentes escalas a dinâmica de como são produzidos e consumidos os bens e serviços em nossa sociedade.


ERGONOMIA

Como será utilizado?

Entender as regras físicas naturais dos seres humanos para incorporá-las ao produto.


FILOSOFIA

Por que será utilizado?

Compreender quais os fundamentos do pensamento e as ideologias que estarão por trás de cada produto.


PSICOLOGIA

Quais os impactos psicológicos?

Analisar os processos e comportamentos de indivíduos e grupos de indivíduos.


GEOMETRIA

Como será o desenho?

Interpretar o mundo e representar as coisas através da matemática e suas formas geométricas.


MERCADOLOGIA

Qual será o valor?

Entender a dinâmica de trocas na economia e quais os fatores que gerarão valor.


TECNOLOGIA

Como será produzido?

Compreender como propriamente produzir as coisas.

Referências

REDIG, J. Sobre desenho industrial. Rio de Janeiro: ESDI, 1977.
Marcos Duarte | ECOFY

Marcos Duarte

Chief Design Officer (CDO) da Ecofy, Designer há 14 anos, Gestor Ambiental, Pós-graduando em Sociologia